Mais uma da
série Você Pergunta e a Gente Responde
Kátia, sou
sócio de uma agência ainda pequena, mas muito criativa e respeitada pelos
nossos clientes. Sempre fui o responsável pelo atendimento e, modéstia à parte,
consegui ter os clientes muito próximos, criando um relacionamento de confiança
e "amizade". Mas agora, com o crescimento da empresa e a entrada de
novas contas, fui obrigado (no bom sentido do termo) a ter uma equipe que faz
esse apoio, e aí está o motivo pelo qual escrevo a você: os clientes não
conseguem mais se desvincular do meu atendimento e da forma como os atendi até
hoje, mesmo os clientes novos. Não querem ser atendidos por mais ninguém! Poderia ficar feliz, mas isso significaria
voltar para trás. Estou no momento de planejar o crescimento da agência com
meus sócios. Você tem alguma fórmula mágica para resolver isso? rsrsrs
Omar Haman - Santo André, SP
Prezado Omar,
Fórmula mágica
realmente não tenho, e ninguém tem ;). Mas posso dividir com você “emoções e
pensamentos imperfeitos” que passaram pela minha cabeça ao ler atentamente sua
mensagem. Vamos lá.
Me parece que esse
momento está bem desconfortável, tanto para você como para os seus clientes. Mas eu acho mesmo é que não deve estar nem um pouco confortável para a sua
equipe de atendimento, que precisa mostrar serviço, segurar a peteca durante o
crescimento da agência, e é rejeitada pelos clientes.
Justamente essa
equipe da qual você precisa mais agora. Vou desenvolver meu raciocínio.
Por que os
clientes só querem você?
Olha, dá até
para compreender: quem não quer ser atendido pelo dono, sem “intermediários”?
Não questiono sua competência, mas me arrisco a dizer que talvez eles só
queiram ser atendidos por você porque se sentiram desprestigiados, entendendo
que você está saindo de cena e passando o bastão para pessoas “menos capazes”.
Está na hora da sua equipe brilhar aos olhos dos clientes e
dizer a que veio. Só assim eles se sentirão confortáveis com outras pessoas na
linha de frente.
Treinar,
Compartilhar Conhecimento
Se os
profissionais da sua equipe não são muito experientes, procure dedicar um tempo
para treiná-los. Mesmo que tenham experiência, cuide para que entendam e
incorporem a visão e a missão da agência, de forma a que todos falem a mesma
língua que você vem falando com os clientes. Mostre o que deu certo no seu
estilo de atender esse e aquele cliente, divida seus conhecimentos. Talvez você
já faça isso, mas informalmente e no meio do fluxo de trabalho. Falo de dedicar
um tempo mesmo, com qualidade, oferecendo um treinamento mais personalizado,
uma reunião de equipe criada para este fim. Algo que faça a equipe se sentir
prestigiada, cuidada e, acima de tudo, que você comunique claramente o que
espera de cada um e ofereça meios para que eles/elas consigam chegar lá.
Criar momentos
de integração
Para integrar
cliente e equipe também vale promover momentos menos formais, quem sabe um
happy hour. Sem o estresse de uma reunião e um prazo estourando, só para bater
papo com comes e bebes para relaxar após um dia corrido. Uma chance de
aproximação que quebra algumas resistências.
Criar
oportunidades para demonstrar a capacidade da equipe
Sua equipe deve mostrar serviço e competência além do acompanhamento dos jobs. Por exemplo,
promovendo encontros com o cliente onde o atendimento responsável por determinada conta apresente
um estudo de caso sobre alguma empresa/produto/serviço similar ao do negócio do
cliente. Isso vai ajudar a criar a percepção no cliente de que a equipe está
comprometida, mergulhada no seu negócio. Ou, aproveitando a sazonalidade das
premiações, quem sabe o atendimento apresenta também os cases vencedores de Cannes ou
Colunistas (sei que a criação gosta de fazer isso, mas por que não o
atendimento?). Claro que vale ensaiar antes, pois você, como gestor, pode dar
toques preciosos para a apresentação ser produtiva. Seu apoio é importante.
Mas o show é da equipe.
Tangibilizar é
fundamental
Acredito que você tenha acompanhado os atendimentos nas primeiras reuniões e
que foi largando o dia-a-dia dos clientes aos poucos. Talvez precise fazer isso
por mais um tempo até que fique tangível para os clientes, através das ações de "inclusão da equipe", que eles não estão
perdendo o privilégio do contato com você (que agora é 100% estratégico), mas
sim que estão ganhando mais uma pessoa para atendê-lo, na tática e na estratégia também. Não pode ser só discurso.
Enfim, são
algumas ideias e, se achar que é esse o caminho, você certamente vai saber aperfeiçoar e adequar o que for
necessário. Fique certo que estarei daqui torcendo pelo seu sucesso, da agência
e da sua competente equipe de atendimento.
Kátia Viola
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Um comentário:
Oi Katia. Obrigado pelas dicas. Estou acompanhando a equipe nas reuniões iniciais e aos poucos estão se soltando.
Um grande abraço.
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