Hoje estava dando uma revisada no que se passou no Cannes Lions desse ano. Dentre as palestras, destaco a apresentação dos executivos do Burger King “How to suck less as a client” (como encher menos o saco como cliente, em português). A ideia foi explicar à plateia que vale mais a pena colocar-se como parceiro da agência, permitindo que as ideias surjam, se desenvolvam e sejam experimentadas do que como simplesmente um cliente que traz suas verdades prontas e o medo do risco.
Em tese,
todos nós sabemos disso, inclusive, os clientes. Na real, entretanto, nem
sempre isso é posto em prática. Inúmeras pressões internas por resultados
rápidos, executivos de marketing com pouca experiência, executivos de marketing
com anos de mercado, mas mais acomodados e com menos disposição para peitar ousadias
etc. Mas talvez o ponto que pese mais é a inexperiência em gestão de pessoas e
de relacionamento com uma empresa tão peculiar quanto uma agência de
comunicação.
Com o
dia-a-dia corrido, quando surge algum problema ou dúvida, resta aos executivos
do cliente talvez apenas a troca de informações e um certo benchmarking com executivos
de outras empresas. Ou passar por muito estresse com tentativa e erro até
aprender como lidar com sua agência e tornar esse processo de trabalho o mais
produtivo possível em prol da criatividade que gera resultados. Por isso, eu
queria dar uma dica de um livro que considero muito bom, dirigido justamente
aos executivos de marketing que desejam tirar o melhor proveito (no bom
sentido) da relação com sua agência. O nome do livro é "How To Get The Best
Creative Work From Your Agency" (Como Obter o Melhor Trabalho Criativo de sua Agência),
de Nancy L. Salz.
Dando uma
pincelada geral no que você pode encontrar lá, estão: como avaliar o trabalho
criativo, como fazer a agência ter vontade de trabalhar para você, como
conduzir a aprovação interna do trabalho da agência (especialmente quando você
tem que obter aprovação de pessoas que não manjam nada de comunicação) etc.
etc. etc. E uma das coisas que acho mais interessante é que há um
capítulo inteiro dedicado a apresentar “casos-verdade”, incluindo análises das situações
e como podem/devem ser conduzidas. Um verdadeiro manual para ser consultado
sempre.
Se liga: você encontra
o livro na Amazon, inclusive em formato digital para ser baixado agorinha.
E, se você
não é cliente, a dica também vale. Sem dúvida será um bom presente para ela/ele, não? Até porque quem vai ganhar no final é você.
Um comentário:
Ótima dica Kátia!Compartilhei com colegas.
Vou comprar também :)
Bjs, Natalye
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