2 de junho de 2016

Fui Contratado Para Atender ou Para Fazer Prospecção?

Sempre acompanho seu blog, e tem me ajudado muito nessa nova etapa da minha vida. Sou recém-formado em publicidade e propaganda. Tive a sorte de ser contratado sem experiência e me deram, além do atendimento, a função de prospecção. Fiz uma pesquisa de mercado na região, encontrei as oportunidades e já visitei a maioria. Porém, estou me desapontando após 45 dias de agência. Não me passaram, até agora, nenhuma das contas antigas, estou fazendo só prospecção. Gostaria de saber o que me recomenda nessa situação. Como saio dessa prospecção e entro efetivamente pro atendimento? Será que eu não entendi direito qual a minha função?

Paulo, Paraná


Paulo, entendo sua angústia. Expectativas não correspondidas, caso sério... Vamos lá. Como eu não estava presente à sua entrevista de emprego, nem li o anúncio da vaga, fica difícil saber exatamente onde está o nó. Entretanto, pelo seu relato, me parece que essa é aquela típica situação em que cada lado interpretou a mensagem da forma que lhe pareceu correta (ou conveniente, se preferir). Para a agência que te contratou, o entendimento é que fazer prospecção é uma das atribuições do departamento de atendimento, portanto te contrataram para trabalhar no departamento de atendimento, não necessariamente para fazer atendimento. Por outro lado, para você, ser contratado para o departamento de atendimento significa atender às contas existentes. Expectativas totalmente diferentes, ou falta de clareza na descrição das atividades que você iria efetivamente desenvolver? Enfim, agora está feito, você está há quase dois meses na agência e desapontado. Quer reverter a situação a seu favor.

Para mim, não há outra opção senão abrir o jogo com seus superiores e explicar que você tem a expectativa de atender clientes, quem sabe sendo assistente de alguém mais sênior. Explique que tem muita vontade de contribuir, de fazer parte, de aprender com eles. Pode, inclusive, mostrar-se aberto a continuar a fazer prospecção de novos clientes paralelamente, o que pode causar uma boa impressão de proatividade (afinal, você está se oferecendo para fazer mais). Se isso não for possível, um outro caminho é você acordar com eles que, ao fechar um novo negócio, a conta deverá ficar com você e não ser repassada para um profissional que já está na agência (imagina a dupla frustração se você abre o caminho e não atende o cliente).

Resumindo, se você já está frustrado, não tem nada a perder com um papo. Se o pessoal te disser que não há como te dar clientes para atender, agradeça a oportunidade de ter estado lá e siga seu caminho. Será um estímulo para você sair a campo e buscar novas oportunidades, dessa vez mais atento ao que a agência propõe e aproveitando a próxima entrevista para esclarecer exatamente o que esperam de você como profissional.

Sucesso pra você! 

Nenhum comentário: