4 de janeiro de 2016

Atendimento e Relacionamento - Um Trabalho de Equipe

 (...) o relacionamento entre pessoas é vital para a manutenção de uma conta, 
quando ele se faz, principalmente, sobre uma base séria, profissional,
a partir do conhecimento do produto e do consumidor e de uma busca efetiva da solução
 dos problemas do Cliente. Dá muito mais trabalho, mas tem de ser assim. (Eloy Simões)

Os relacionamentos fazem toda a diferença na função de Atendimento. E isso tem implicações nada simplistas. Suas qualificações profissionais, isto é, onde você estudou e o bom aproveitamento dos cursos que fez, por quais empresas passou etc. são fundamentais para ser admitido. Entretanto, é o seu relacionamento interpessoal que muitas vezes determina a sua permanência no cargo. Em resumo, o modo como você coloca suas qualificações no contexto da sua relação com as pessoas – chefe, subordinados, colegas e clientes – vai influenciar positivamente ou não a sua carreira. 

É certo que o profissional de Atendimento fica em contato constante com o Cliente, mas não podemos nos esquecer que ele representa uma empresa. E esta empresa deve ter consciência de que a responsabilidade na manutenção de uma conta é da equipe como um todo. 

Por exemplo: uma Criação desmotivada a realizar os trabalhos de determinada conta é mortal para a manutenção deste cliente na agência. Por mais que o Atendimento seja ótimo, não há como contornar constantes descumprimentos de prazos, campanhas que desrespeitam o briefing (sem um argumento justificável) etc. Da mesma forma, a Mídia precisa também estar envolvida com a conta, apta a propor sempre os melhores caminhos e antecipar-se quando as oportunidades surgem. E o presidente/diretor/gestor da Agência deve procurar marcar presença em algumas ocasiões para que o cliente não tenha a sensação de que o alto escalão só se envolve quando precisa ganhar a conta, mas desaparece quando já a conquistou. Tudo isso é Atendimento numa visão macro. 

Como diz a citação do Eloy Simões do inicio do post, dá muito mais trabalho, mas tem de ser assim.

Nenhum comentário: