16 de setembro de 2015

Você Pergunta e a Gente Responde: O Que Faz Um Tráfego?

Sei que o blog é sobre Atendimento, mas eu gostaria de saber mais sobre Tráfego, ou Art Buyer, como tenho visto algumas pessoas falando por aí. Gostaria de saber mais sobre essa função dentro de uma agência! 

Dara, Rio de Janeiro


Querida Dara, achei bacana o seu interesse pela área de Tráfego. Eu tenho a maior afinidade com ela, sabe por quê? Porque comecei minha carreira em publicidade justamente como Tráfego! Exerci essa função por muitos anos, e foram anos que me deram muita base para exercer a função de Atendimento posteriormente. Vou tentar resumir pra que você possa ter uma ideia geral.

O Tráfego é o departamento que congrega profissionais que se dedicam a organizar e acompanhar o fluxo de trabalho dentro da agência, por isso muitas vezes é chamado também de Departamento de Operações.

O trabalho do Tráfego engloba uma gama ampla de atividades internas que exigem conhecimento técnico nas áreas de produção (gráfica e digital), além de muito traquejo pessoal e de relacionamento.

Todos os trabalhos devem passar pelo Tráfego para que ele/ela “abram os jobs”, isto é, dêem efetivamente entrada nos trabalhos, encaminhando-os aos departamentos que deverão se envolver com os mesmos (criação, produção, planejamento, mídia). Nesse processo, o Tráfego verifica o fluxo de trabalhos em andamento na agência e eventualmente negocia os prazos para estabelecer as prioridades realisticamente. Isso vai implicar em discutir prós e contras com a equipe, e ter muito jogo de cintura.

O Tráfego também é responsável por orçar e negociar custos de diversos serviços com fornecedores externos, como por exemplo o aluguel ou compra de fotos e ilustrações (daí a terminologia Art Buyer). Além dos custos dos serviços externos à agência, ele/ela também compila todos os outros custos envolvidos em um determinado trabalho, incluindo os custos de produção e os custos internos (criação e finalização) e prepara as estimativas de custo que serão submetidas aos clientes pelo Atendimento. 

Se eu tivesse que resumir, diria que o bom Tráfego é um expert em gerenciar projetos.

Nenhum comentário: