29 de janeiro de 2013

Curso de Atendimento em Novo Hamburgo - RS

Excelente notícia para o pessoal do Sul que quer investir em conhecimento na área de Atendimento. A Universidade Feevale promove o curso O Cliente tem Sempre Razão? Curso Prático de Atendimento para Conquistar Clientes, nos dias 19, 21, 26 e 28 de fevereiro de 2013.

Quem ministra o curso é a publicitária Fernanda Mentz Scherer (foto), que foi Atendimento em agências de comunicação no RS e SC, professora universitária e atualmente exerce o cargo de gerente de marketing na L&PM Editores.

Conversamos com a Fernanda sobre sua carreira, sua visão do Atendimento e sobre o curso.

Leia a entrevista e fique por dentro:


Kátia Viola - Fernanda, você tem formação em publicidade e já trabalhou em agências de propaganda. Entretanto, hoje trabalha no marketing de uma editora. Resumindo, você passou ao “outro lado do balcão” e agora é cliente. Como o fato de ter sido Atendimento te ajudou na sua função atual?
Fernanda Scherer - Sempre gostei muito do Atendimento e, nas agências em que eu trabalhei, o Atendimento tinha um papel superimportante junto aos clientes, participando diretamente do planejamento de comunicação das empresas e, muitas vezes, inclusive, de decisões comerciais. Eu era praticamente “emprestada” para o departamento de marketing dos meus clientes. Nosso trabalho era entender o negócio do cliente para solucionar problemas e gerar resultados – para o cliente e para a agência.
Quando resolvi mudar de área, sabia que todo o envolvimento que eu tinha como atendimento me ajudaria muito como cliente. E a mudança foi realmente sutil, pois levei comigo para a Editora muitos dos processos que tínhamos na agência, e a experiência que tive atendendo companhias de diversos segmentos me deu know how de trade e varejo.

KV - Você também foi professora em uma faculdade. A ideia do curso de Atendimento surgiu daí?
FS - Quando eu estava na graduação sentia falta de experiências mais práticas, que trouxessem a realidade das agências mesmo, com todos os seus problemas, prazos e verbas. Aquela realidade com todos os caminhos tortuosos entre o cliente e a agência e que o Atendimento deve auxiliar a endireitar. Então, em 2011 tive minha primeira experiência docente ministrando justamente uma disciplina prática de agência de publicidade. A experiência foi enriquecedora e a proximidade com os estudantes foi um incentivo para a realização do curso. Na primeira edição, realizada em Taquara (região do Vale do Paranhana, no RS), o público foi bastante diversificado e o retorno dos alunos foi ótimo. Esta segunda edição será realizada em Novo Hamburgo, que é uma região repleta de boas agências de publicidade e clientes de grande porte.

KV - O curso é indicado para que tipo de profissional?
FS - Considerando que cliente é todo aquele que deposita em nós suas expectativas, todos nós somos atendimentos, de uma forma ou de outra.
Dentro da agência, considero também que todos são responsáveis pelo atendimento ao cliente, independente da função. Indico o curso a todos os profissionais do meio publicitário que buscam conquistar fãs incondicionais e faço um convite especial aos criativos, pois entendendo o Atendimento eles poderão entender também as reações e expectativas do cliente.

KV -  Quais os pontos principais do curso?
FS - Um dos pontos principais do curso é valorizar a função do Atendimento. E tendo o Atendimento uma responsabilidade tão grande, é necessário estar bem preparado para o dia-a-dia com o cliente. É necessário um padrão (alto) de atendimento. Para isso, passaremos desde o organograma da agência, ferramentas de organização de tempo e trabalho até dicas para encantar o cliente ou lidar com um cliente nervoso.  O curso é bastante didático e discute cada assunto, ultrapassando as agências de publicidade.

KV-  Que tipo de conhecimento/experiência você pretende proporcionar aos alunos?
FS - O curso pretende refletir sobre as mudanças no Atendimento nos últimos anos, o que os clientes esperam de nós e o que podemos fazer para não apenas satisfazer as expectativas, mas, sobretudo, encantá-los.
A troca de experiências e cases reais trazem discussões também reais para a turma. Espero que cada um saia do curso com boas ideias de como melhorar a sua forma de atendimento, ideias de organização de trabalho e tempo, ideias para encantar no “Momento da Verdade” e que todos tenham a oportunidade de conquistar fãs incondicionais em suas vidas.


E aí, ficou com vontade de participar? Clique aqui para mais informações e inscrições.

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