Esse ano comecei a trabalhar com atendimento em uma agência digital, e li no seu blog algumas matérias sobre o assunto. Vi que você responde algumas dúvidas dos leitores, e eu tenho uma: hoje, com as redes sociais, o Atendimento deve ou não adicionar seu cliente no seu perfil pessoal do Facebook/Orkut/etc.?
Obrigado, sucesso!
José Sanches, São Paulo – SP
Esse negócio de rede
social parece complicado mesmo, por isso entendo que esteja em dúvida.
Eu sigo meus clientes no
Twitter, visito e curto suas páginas no Facebook, me cadastro em seus sites e
blogs. É uma forma de estar em dia com o que fazem, de acompanhar as suas ações
de comunicação na rede (muitas das quais a agência mesmo propõe). Aqui estou
falando de cliente = empresa. Se meu cliente = pessoa tem um perfil no Twitter,
também posso segui-lo, bem como visitar sua página no Face, mas tenho sempre em
mente que a minha relação com os clientes é profissional. Se quero adicioná-lo como amigo, peço sua permissão, tento não invadir e não transformar aquilo numa intimidade forçada.
A armadilha é achar que
as redes sociais são diferentes de qualquer outra forma de relacionamento. Na
verdade, a diferença está na velocidade em que a informação se propaga e na
quantidade de pessoas que você impacta nesse curto tempo. No resto, é igual. Então,
a questão não é adicionar ou não, é ter consciência de que estamos todos muito
expostos e de que bons relacionamentos devem ser preservados.
Da mesma forma que eu encontro os clientes na rede, eles também podem ver todos os meus movimentos através dela. Seja educado, comporte-se bem e você não terá nada a
temer, viu?
Um abraço,
Kátia V.
Um comentário:
Ótima dica!
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