12 de março de 2012

5 Motivos Para Encontrar Pessoalmente Com Seu Cliente

Por René Shimada Siegel*
(versão Fazendo Atendimento Publicitário)

Meus clientes são exatamente como os seus: querem se comunicar via Skype, por email e por mensagens de texto. Mas eis por que você ainda precisa da comunicação cara-a-cara. Quando a avalanche diária de emails e mensagens de voz chega a um nível tal, é muito tentador me recolher ao escritório, digitar respostas e retornar ligações. Porém, esse é um dos maiores erros que posso cometer.

Não importa em que ramo da indústria você trabalhe, estamos todos no negócio de pessoas. Só obteremos sucesso se conhecermos realmente nossos clientes e companheiros de trabalho. A maior parte dos meus clientes anda tão ocupada que prefere mandar mensagens de texto, enviar emails ou telefonar. Skype, WebEx e mensagens de áudio são convenientes e até criam a ilusão de que estamos de fato em reunião – mas nada supera o poder de uma conexão real, face-a-face. O que conseguimos tirar de um encontro presencial que não podemos em um encontro virtual?

1.Confidencialidade - No Vale do Silício, como em muitos outros lugares, existem poucos escritórios com privacidade. Muitos de meus clientes trabalham em baias e não podem ter conversas particulares por telefone nem comigo nem com ninguém. Isso quer dizer que, quando falo com eles por telefone, posso não ter a chance de obter aquela informação mais importante: como funciona a dinâmica daquela equipe ou se há alguma particularidade quanto à personalidade do executivo que ele precisa contratar, fatos que podem contribuir ou destruir nossa habilidade em recomendar o consultor adequado ao cargo. Degustando um sushi, tomando um café ou dando uma volta no quarteirão meus clientes podem me ajudar a entender melhor – e com mais nuances – do que eles o fariam por telefone ou email.

2.Fazer bom uso das “nem tão simplesmente” amenidades – A maioria das conversas de negócios foca na resolução rápida e eficaz de problemas, mas as relações no ambiente de negócios se constroem quando pessoas dedicam tempo para compartilhar e aprender mais sobre cada um. Isso ocorre mais naturalmente pessoalmente do que por telefone ou email. O que consolida os laços entre as pessoas? O papo sobre seu time favorito, a paixão por torta de nozes, dificuldades familiares, e outras pequenas coisas que nos fazem especiais e interessantes.

3.Causar uma impressão – Comprei uma bolsa nova. É de couro falso de avestruz e é cor de rosa. Bem rosa. Recebi elogios de todas as mulheres (e de um homem) que encontrei nas últimas duas semanas. Fiquei preocupada de que talvez ela não tivesse uma aparência muito profissional. O estilo e a cor eram muito chamativos. Daí eu sorri. Quem sabe a minha bolsa “cheguei” pudesse ser uma ótima forma de começar uma conversa e me alimentar com informações sobre a personalidade das pessoas? Como é que se consegue isso via Skype?

4.Entender a linguagem corporal – Expressões faciais não raro dizem mais que palavras. Fazemos eventos tipo café-da-manhã e convidamos um monte de consultores independentes para nos ajudar a conhecer as nuances de cada profissional num ambiente mais relaxado. Precisamos entender o que não está em seus currículos, o que faz de cada pessoa uma pessoa única. Em seus olhos e através da linguagem corporal podemos ver confiança, empatia, medo, cordialidade ou sinceridade. Essa habilidade de “ler” um candidato além de suas palavras ensaiadas é a nossa vantagem competitiva.

5.Sacar onde está a ação – Descubro tanta coisa quando visito meus clientes em seus escritórios. O lobby é claro e convidativo, com as premiações dispostas de forma a demonstrar o orgulho daquelas conquistas? Os empregados parecem felizes? Tem suco de graça e lanches saudáveis na cafeteria? Recém-lançadas cadeiras Herman Miller na sala de reunião? Está todo mundo se movendo em câmera lenta ou existe um buzz palpável? O ambiente diz tudo e pode influenciar a proposta ou plano de trabalho. Entendendo a dinâmica da empresa, podemos nos comunicar de forma mais eficaz, atingindo assim as necessidades da empresa.

Adoro as novas tecnologias que me ajudam na comunicação com as pessoas de forma mais livre e mais rápida. Mas, como dona de meu próprio negócio, procuro me lembrar que clientes desejam trabalhar com quem eles podem se relacionar, e não apenas de quem podem comprar.


(*) René Shimada Siegel é fundadora e presidente da High Tech Connect, uma consultoria especializada em recrutamento de especialistas em marketing e comunicação. Fonte: http://www.inc.com

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