24 de julho de 2011

Não Capotar É Impossível

Estou aqui filosofando a respeito das voltas que a gente dá achando que a perfeição é possível. Idealizamos uma jornada sem tropeços achando que isso é o bacana da história.

Daí me lembrei do documentário Mar Sem Fim e o depoimento de Amyr Klink sobre a sua travessia do Atlântico Sul a remo:

"Todos os que morreram no Atlântico Norte – que eram muitos – morreram pela mesma razão: o barco capotava. Então eu fiquei muito impressionado com esta história e insisti num barquinho que não capotava. E a gente acabou criando um monstro. Ele tinha tantos recursos para não capotar que era impossível remar o barquinho.

Até que um engenheiro que eu respeito muito – que é muito engraçado e que não é muito normal também – me falou: Amyr, tá errado, nós temos que fazer o contrário. A gente tem que construir um barco que capote sempre, é impossível não capotar. Você tem que vir da África até a Bahia capotando continuamente e, cada vez que não capotar, você vai estar no lucro.

Isso inverteu totalmente o projeto do barquinho. Ele criou um barco totalmente instável, feito para capotar. E foi exatamente isto que fez dele um barco extremamente marinheiro."


Muito mar pela frente, Atendimentos. Sem fim.

Nenhum comentário: