15 de maio de 2009

Viabilizadores

Na semana passada foi divulgado o resultado de uma pesquisa sobre a área de marketing no Brasil. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN) e conduzida pelo Ibope Inteligência. O objetivo, segundo a própria ABMN, era conhecer mais profundamente a realidade do Marketing dentro das empresas brasileiras.

Uma das coisas que mais me chamou atenção no relatório foi a segmentação dos profissionais, uma espécie de perfil que caracterizaria os profissionais de marketing de acordo com sua atuação nas empresas, seja mais estratégica ou mais tática. Esses perfis foram definidos como Precursores, Disseminadores e Viabilizadores.

Os Precursores normalmente fazem parte da alta gerência, trabalham junto ao CEO e executam atividades estratégicas: decisões de investimento, desenvolvimento de novos negócios, inovação.

Os Disseminadores, apesar de trabalharem conjuntamente com o CEO em suas ações, nem sempre fazem parte da alta gerência de modo oficial. São eles que coordenam e implantam práticas padronizadas para as outras unidades de negócios.

E os Viabilizadores são os profissionais que têm menor proximidade com o CEO e propensão a atividades mais táticas que estratégicas. É responsabilidade desses profissionais o gerenciamento de marcas e de campanhas de comunicação. São eles o interface no relacionamento com as agências em nome das unidades de negócios e outros departamentos.

Na verdade, a pesquisa só veio comprovar aquilo que na prática o Atendimento já sabe: no dia-a-dia, o seu contato no cliente é o Viabilizador, justamente o executivo mais afastado do núcleo das decisões e das atividades estratégicas. O que em última análise significa que nós estamos também, por tabela, afastados dos executivos que definem, que decidem, que pensam estrategicamente.

Os Viabilizadores nos brifam, solicitam trabalhos. É para eles que primeiro apresentamos as campanhas. É com eles que temos que discutir as mais apropriadas estratégias de comunicação. Serão eles os primeiros a avaliar nosso trabalho e a dizer sim. Ou não.

----------------

Para Saber Mais Sobre a Pesquisa
Relatório Consolidado
Fim da Adolescência (matéria publicada no Meio & Mensagem)

Nenhum comentário: