9 de novembro de 2008

101 Lições

Entenda Propaganda – 101 Perguntas e Respostas Sobre Como Usar o Poder da Propaganda Para Gerar Negócios. Sempre que dou uma folheada nesse livro, penso que todo anunciante deveria lê-lo antes, durante e depois de contratar uma agência de propaganda. Mas é claro que qualquer pessoa interessada em propaganda, seja veículo, estudante ou profissional de agência vai igualmente tirar dali informações sobre vários assuntos que pontuam o dia-a-dia do nosso mercado. Supergostoso de ler, o livro é escrito na forma de perguntas e respostas por Júlio Ribeiro e José Eustachio, sócios-diretores da premiada agência Talent.

Durante a leitura, aspectos da atividade de Atendimento aparecem aqui e ali. Mas eu gosto especialmente da pergunta-resposta de número 90 e por isso gostaria de compartilhar com você (grifos meus):

Com freqüência, acho mais produtivo reunir-me direto com a criação e a mídia, pois ganhamos tempo, e o trabalho sai melhor. Em casos assim, para que serve o atendimento?

O profissional de atendimento tem como compromisso o exercício da gestão, atuando como guardião do pensamento completo da marca ou do produto.

O diálogo do anunciante com todas as demais áreas da agência é, sem dúvida, muito produtivo, para integrar os pensamentos, balizar as expectativas e criar um relacionamento mais transparente. Seja com a criação, a mídia, o planejamento, a pesquisa, a área digital, a promoção, o marketing direto, etc. Todas essas áreas de expertise, porém, são pagas, cobradas e responsabilizadas pela resolução dos problemas técnicos específicos sob a óptica exclusiva de cada uma delas. Portanto, são visões ricas, mas com um olhar a partir de sua dimensão. É o ponto de vista técnico.

O único profissional que tem a responsabilidade de conduzir as decisões de modo holístico, sinérgico e eficaz para o cliente é o profissional de atendimento.

Uma agência de comunicação é rica e valorizada não só pelo conjunto e pela diversidade de talentos que consegue reunir, mas, principalmente, pela forma uníssona que consegue estabelecer entre eles. E o responsável direto por esse processo é o atendimento.

Da mesma maneira, solicitar diretamente para o violinista ou o percussionista de uma orquestra é muito produtivo, enriquecedor e valioso. Apesar disso, porém, deixar de falar com o maestro é a certeza de que a riqueza e a diversidade da sinfonia não estarão sendo contempladas em sua plenitude.

Por isso, não deixe de conversar com o atendimento de sua agência ou de focar nele todo o conjunto de informações, solicitações e necessidades que acredita ser fundamental à sua empresa, pois o executivo da conta é a garantia de que o problema será resolvido de forma integral.

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