12 de outubro de 2008

Redefinindo O Papel do Atendimento No Atual Negócio da Propaganda

É ótimo se surpreender positivamente. Foi o que aconteceu comigo em relação ao livro The New Account Manager (O Novo Atendimento), de Don Dickinson. Comprei mais por curiosidade do que por achar que ele acrescentaria mais brilho à minha biblioteca. Felizmente, eu estava errada. Este é o livro mais completo que já li sobre Atendimento Publicitário. Aborda todos os pontos técnicos e também os aspectos atitudinais que um bom Atendimento precisa ter para exercer bem a sua profissão no cenário atual da publicidade. São pouco mais de 400 páginas muito bem escritas, numa linguagem acessível, podendo ser compreendido por quem está ainda estudando e muito apreciado por quem já tem anos de experiência.

Uma das coisas diferentes e bacanas do livro é que ele encerra cada capítulo com a descrição de “situações cabeludas”, isto é, ele nos coloca um caso, uma situação qualquer daquelas que acontecem mesmo no dia a dia da profissão. E aí deixa para você a tarefa de pensar como se sairia daquela situação. Um excelente exercício. Me fez pensar em tantas outras situações em que nós, Atendimentos, somos postos à prova...

Sobre o Autor

Don Dickinson trabalhou como Atendimento por 30 anos em diversas agências americanas e hoje é o Diretor do Departamento de Advertising Management da Universidade de Portland. Ele escreveu The New Account Manager em 2003 porque não conseguiu encontrar na literatura da propaganda um livro que abordasse todos os aspectos do que é ser Atendimento hoje. Como ele mesmo diz no prefácio: “As mudanças no negócio da propaganda e as crescentes demandas dos clientes apontaram para a necessidade de um treinamento mais bem estruturado para os gestores de contas. Como não encontrei nenhum livro tão completo sobre o assunto, devotei dois anos a escrever um.”

Se você lê em inglês, recomendo entusiasticamente esse livro. Você pode encontrá-lo na Amazon.

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