23 de outubro de 2008

Mídia e Atendimento – Quando "Duplar" é Fundamental

Trabalhar com Gestão de Contas implica necessariamente em gostar e saber trabalhar em equipe. Durante o trâmite de um trabalho, as reuniões que você vai precisar ter com o pessoal da agência podem acontecer com a presença dos membros de cada departamento ao mesmo tempo. Mas é mais provável que você tenha que “duplar” com todos os setores da agência, separadamente, em ocasiões diferentes.

A mídia é um desses “duplas”. E um dos mais importantes, principalmente se considerarmos a nova realidade das agências. O planejamento e a compra de mídia hoje estão mais complexos. Já se foi o tempo em que consumidor era só classe AB, que comercial no horário nobre resolvia tudo. Hoje pensar no mais efetivo mix de mídia requer mais sofisticação, elaboração e conhecimentos sobre meios até então nem sonhados.

E o Que os Gestores de Contas Têm a Ver Com Isso?

Como integradores de todos os departamentos e disciplinas, nosso papel é juntar as informações necessárias e costurar todas as pontas, discutir as melhores estratégias e táticas, ver a “big picture”, envolver todas as pessoas necessárias. E não podemos nos esquecer que somos os responsáveis finais por tudo o que é apresentado ao cliente, portanto somos os responsáveis pela qualidade do plano de mídia que o cliente irá receber.

Isso posto, vamos começar do começo. Passando um briefing para a Mídia. Quando damos início a um job, se ele implica em uma campanha ou alguma peça que precisa ser veiculada, a Mídia deve receber pelo menos uma cópia do briefing enviado à criação para que, já naquele momento, comece o seu envolvimento com o trabalho, criando oportunidades para um contribuição relevante e pertinente desde o início. (Por incrível que pareça, não raro os mídias recebem um pedido de cunho meramente executor, o que os exclui do pensamento estratégico, de um papel mais relevante no processo de planejamento.)

Olho no Olho
Discutir pessoalmente o trabalho também é importante, por isso “duplar” com a Mídia é uma etapa que a gente não pode simplesmente pular. O Gestor de Contas é a pessoa que mais conhece o negócio do cliente. Suas impressões, muitas vezes coisas que não estão escritas no briefing, podem ser passadas numa conversa, podem nortear alguns caminhos. O Planejador de Mídia pode identificar e ajudar a resolver problemas. Pode interferir no caminho do trabalho, desviando inclusive o curso de uma determinada ação. Ao ler o briefing de uma campanha, pode sugerir a inclusão de peças diferenciadas, apontar o que não será eficaz, por exemplo. Pode apontar contradições, pode nos solicitar aquela informação que fará toda a diferença na hora de um pensamento mais estratégico, algo que talvez não nos tenhamos dado conta.

E Depois Que Você Já Tem o Plano de Mídia Nas Mãos?
Sabemos que em apresentações de grandes campanhas é comum o diretor de Mídia estar presente e ele mesmo explicar tudo ao cliente. Mas a gente sabe também que, no dia-a-dia, quem apresenta o plano é o Gestor de Contas. Aí entra outro aspecto fundamental: temos que ser capazes de entender esse plano para poder explicá-lo ao cliente. OK, mídia é um assunto técnico. Mas isso não pode nem deve inibir o Gestor de Contas na direção de entender os princípios mais fundamentais do que está sendo mostrado no plano. Portanto, mais uma vez, “duple” com a Mídia. Sente-se com o profissional que preparou o plano e faça todas as perguntas, tire dúvidas, esclareça todos os números e simulações e siglas do plano e o porquê delas estarem ali. Prepare você mesmo um racional que explique a razão daquela recomendação. É isso mesmo: escreva você o racional. O departamento de mídia tem a expertise sobre as melhores recomendações de mídia. Você deve ter a habilidade de explicitar isso através de um racional, de uma defesa escrita. Mesmo que a Mídia entregue um material com as devidas explicações, o formato da apresentação provavelmente é você, o Gestor da Conta, quem vai dar.

Hora de Brilhar
Nunca perca a oportunidade de mostrar ao cliente que existe pensamento estratégico de mídia. OK, há clientes que já vão estabelecendo onde querem veicular e como. Então, pra que racional se tudo está estabelecido previamente? Uma dica: leve dois planos, o que o cliente pediu e a recomendação da Mídia de sua agência. É bem provável que tendo construído esse plano com o profissional de Mídia, você tenha preparado um racional que explicite claramente porque uma estratégia é melhor que a outra. O que vai fazer o cliente optar, é claro, pela recomendação da agência.

Por Último
Feedback sempre. Ao voltar das apresentações, reporte ao Mídia o que aconteceu, como o plano foi recebido, se há algo a ser feito ou refeito, as críticas e, principalmente, os elogios. Isso é, também, parte fundamental do que eu chamo de “duplar”.

Um comentário:

Vivi da Quest disse...

Olá Kátia...
Parabéns pelo blog ... estou add nos meus favoritos pra visitar sempre.
Minha parceira de mídia vai ter conhecimento deste texto.

Um abraço,

Vivine Almeida
Atendimento/Planejamento
Quest Comunicação - Assis/SP