2 de junho de 2008

Relatório de Visita – Uma Espécie em Extinção

Alguém aí ainda consegue fazer relatórios de visita? Pois essa ferramenta era muito usada antes da velocidade das coisas ficar tão alucinada. E qual era a utilidade dessa ferramenta? Validar o que havia sido solicitado pelo cliente, o que havia sido apresentado pela agência, o que ainda precisava ser realizado. O relatório também visava envolver todos no processo de trabalho, cliente e agência (costumava ser copiado para todos os departamentos-chave). E servia como follow-up e como registro.

Ocorre que hoje não há mais tempo para fazermos relatórios de visita, essa é a realidade. A coisa anda tão rápida que uma amiga de profissão costuma dizer que o briefing agora deve ser interpretado como uma obra aberta (justificando o fato de no dia seguinte à passagem para a criação ela já pedir alterações, antes de o trabalho ser criado!).

Mas para tudo tem jeito. A solução, para não deixar a peteca cair e continuar a ter um registro de tudo, é usar um modelo de follow-up que explicite tim-tim por tim-tim o que foi combinado. Uma coisa objetiva, de rápida visualização e facilmente ajustável.

Vou disponibilizar este modelo aqui para quem quiser. Clique na imagem para ampliar.




E para ficar bem afinado com o que dissemos antes: você poderá utilizar esse modelo como uma “obra aberta”. Tenha-o como um ponto de partida. Adapte-o, se precisar. Faça a coisa da forma mais confortável possível para você e seu cliente. O objetivo aqui não é complicar, mas ter à mão uma ferramenta eficaz de controle e acompanhamento.

Faça bom proveito.

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