26 de maio de 2008

O Papel do Atendimento no Trabalho Criativo

Leia a seguir mais uma tradução de um texto do Bruce Kelley, vice-chairman da agência The Martin Agency (leia o anterior aqui).

Pergunta: Trabalhamos numa agência com uma incrível reputação em termos de criatividade, dedicada a isso e com total foco em produzir trabalhos criativamente maravilhosos. Qual seria o papel do Atendimento em acentuar esse aspecto perante os clientes?

Resposta: Há inúmeras coisas que um Atendimento pode fazer para conseguir isso. Algumas mais óbvias são:

Crie um ambiente propício para que o cliente entenda e seja receptivo ao trabalho criativo
- Compartilhe com o cliente outros bons trabalhos criativos da agência e explique porque são criativamente bons.
- Faça uma análise dos trabalhos criativos que estão sendo desenvolvidos pela concorrência na categoria do cliente em questão.
- Envie ao cliente artigos sobre criatividade junto com seus comentários ou pontos de vista.
- Apresente ao cliente os rolos de filmes premiados nos festivais.

Transforme-se num estudante de propaganda

Saiba quem está fazendo os melhores trabalhos e as novas técnicas que têm sido usadas, quem está pensando “fora da caixa”. Isso vai te capacitar a fazer comentários mais inteligentes quando revisar os trabalhos internamente. E vai demonstrar para a equipe de criação que você reconhece e dá importância ao bom trabalho criativo.

Torne-se um perito em vender os bons trabalhos criativos para o cliente
- Fundamente a defesa do trabalho com coisas que tenham a ver com o negócio do cliente e não porque o trabalho é bacana.
- Busque situações análogas em outras categorias que te sirvam de base para apresentar o tipo de trabalho que está sendo recomendado.
- Procure “adoçar a boca” do cliente pré-vendendo o trabalho antes da reunião, a fim de criar um clima de entusiasmo e excitação prévios.
- Identifique/antecipe-se aos comentários ou objeções do cliente antes da reunião e prepare os argumentos (pode ser que você precise apresentar o trabalho internamente para algumas pessoas para checar as reações).

Mais umas sugestões interessantes:

Faça um curso de publicidade em que você precise desenvolver e apresentar um trabalho de criação. Experimente colocar-se no lugar dos criativos.

Aprenda a prever as possíveis reações ao trabalho criativo.

Amplie seus horizontes. Assista a filmes, peças, concertos e vá a museus que normalmente você não iria para que a sua aceitação criativa seja ampliada.

Pague uma bebida pra equipe de criação. Ouça-os falar sobre os trabalhos criativos, capte seus pensamentos, compartilhe suas idéias. Você ficará impressionado como isso vai tornar o trabalho mais produtivo.


(Fonte:AEF- Advertising Educational Foundation)

Nenhum comentário: