15 de abril de 2008

Ser Atendimento Em Consultoria de Mídia Exterior

Daniela Meneghelli começou sua carreira de Atendimento em agências de publicidade do Espírito Santo, dentre elas a Tema Propaganda e a Prisma Propaganda. Em 1999, virou cliente, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou no marketing da Vivo/Telefônica Celular por quase 7 anos. Após um período no exterior para aprimorar-se no inglês e fazer cursos na área de marketing e comunicação, Daniela voltou ao Brasil e recebeu um convite da Plusmedia para trabalhar como Atendimento nessa agência que é especializada em estratégia, gerenciamento e controle operacional em mídia out of home.

É isso mesmo. Até uma agência que trabalha com mídia precisa de Atendimento. Conversamos com a Daniela sobre isso:

KV - O que te levou a ser Atendimento?
Daniela - Na universidade minhas disciplinas favoritas eram as relacionadas à elaboração de briefings e planejamentos. Fiz estágios em produção, redação e atendimento. E a conclusão foi simples: queria mesmo era ser Atendimento. Trabalhei em 3 agências de propaganda e na última agência conhecia tanto o negócio do cliente que fui convidada a integrar seu departamento de comunicação [o cliente era a multinacional espanhola Telefônica]. Acredito que ser Atendimento é buscar um conhecimento profundo do negócio do cliente e assim poder contribuir no atingimento de seus objetivos, sejam eles de posicionamento de marca, metas de vendas ou share de mercado. Além do que, é claro que trabalhando como Atendimento estamos completamente envolvidos nos projetos dentro da agência, fazendo interface com todos os departamentos, participando um pouco de tudo, do brainstorming aos resultados. Exagero dizer que somos um pouco de Atendimento sendo o próprio cliente? Não sei, às vezes sinto que sim...

KV - Quais as semelhancas e diferenças entre ser Atendimento de uma agência de propaganda e de uma agência de OOH?
Daniela - Para ser Atendimento precisamos de um conhecimento geral da área de comunicação, particularmente do negócio que estamos envolvidos e, claro, do negócio do cliente. Além disso, acho que precisamos ser organizados, curiosos, questionadores, atuar sempre com diplomacia e gostar de nos relacionar com as pessoas. Então acho que ser Atendimento em qualquer ramo da comunicação é muito semelhante. A diferença é que hoje trabalho em um segmento muito específico, um nicho dentro da publicidade. Nossa função na agência é comunicar e impactar as pessoas quando elas estão fora de suas casas, em seus momentos de deslocamento de casa para trabalho, estudo ou lazer. Como conseqüência, o Atendimento trabalha em uma sintonia muito maior com as áreas de produção e mídia. Mas o contexto é o mesmo, o cliente tem uma necessidade e trabalhamos para atendê-lo com eficiência, melhor custo e inovação.

KV - Que requisitos um profissional de Atendimento precisa para trabalhar especificamente em OOH?
Daniela - Além do conhecimento técnico, que é superabrangente e empolgante, eu venho tentando me manter atualizada, estudando e viajando. É preciso entender bem o segmento de mídia Out-of-Home e suas peculiaridades e para isso recomendo leitura de publicações especializadas e acompanhamento das novas tendências de criação e produção, cada vez mais ligadas à interatividade e inovações tecnológicas. Infelizmente, temos pouca bibliografia e ferramentas de pesquisa voltadas especificamente para a mídia OOH, então acredito que ter uma noção de geomarketing possa ajudar bastante.

Outro ponto que vem ganhando cada vez mais importância é o conhecimento das leis orgânicas municipais. As principais cidades do país possuem leis específicas para esse segmento e é preciso saber interpretá-las.

Por último, mas não menos importante, devemos conhecer pessoalmente os mercados em que o cliente atua ou quer atuar. Nesse segmento é de extrema importância você ir às cidades, passar pelas suas principais ruas e avenidas, visitar os shoppings centers, andar de metrô etc. Dessa forma você consegue desvendar os hábitos da população local, conhecer as melhores opções de veiculação e ainda descobrir novas possiblidades de mídia out of home.

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