20 de março de 2008

Ser Atendimento em Marketing Promocional


Quem nos fala agora sobre como ser Atendimento em uma agência de Marketing Promocional é Marcia Woolf.

Com quase 30 anos dedicados ao mercado de comunicação, Marcia foi Atendimento Publicitário por 15 anos. Trabalhou nas agências Denison Rio, CBBA, MPM Propaganda e J. W. Thompson, antendendo contas dos mais variados segmentos, como Cia. Cervejaria Brahma, Vale do Rio Doce, Fleischmann Royal, Lojas Americanas, Hering, entre outras. Marcia deciciu ser empresária em 1993, quando abriu a PromoOffice - Marketing Promocional e de Incentivo. Lá, além de continuar a atuar no Atendimento, ela também planeja as ações e coordena uma equipe superanimada. O resultado: prêmios e prêmios na área e uma carteira de clientes pra ninguém botar defeito. Desde 2006 também responde pela diretoria da AMPRO - Associação de Marketing Promocional, capítulo Rio de Janeiro. E vamos ao papo.

KV - O que te levou a ser Atendimento?
Marcia Woolf - Estava cursando Comunicação Social na PUC quando resolvi buscar um estágio numa agência de publicidade. Consegui na Denison, onde passei por todos os departamentos. No início eu queria trabalhar no RTVC, afinal, desde pequena vivia grudada na televisão e decorava todos os comerciais. Mas, quando estagiei no Atendimento, descobri que ali era onde eu queria ficar porque ali eu vi que não havia rotina. Que as atividades eram mais dinâmicas, o conhecimento diversificado e abrangente e, o principal, era necessário ter habilidade para tratar com pessoas dos mais diversos tipos e funções. Estes atributos da área eu achei que combinavam comigo, pois desde criança fui muito agitada, irrequieta, muito curiosa sobre saber de tudo um pouco e sempre gostei de "perceber" e de lidar com pessoas.

KV - Quais as semelhanças e diferenças entre ser Atendimento de uma agência de propaganda e de uma empresa de marketing promocional?
Marcia Woolf - Semelhanças, todas. Diferenças, nenhuma. Ser Atendimento de qualquer área de comunicação é a mesma coisa. Você tem que perceber o que a pessoa espera de você e corresponder, seja concordando ou discordando. E, de um modo geral, ela espera ser questionada. Espera que você discorde, se for o caso. Afinal de contas, você detém um conhecimento específico que ela não domina. E você não entende completamente o que ela ou a empresa dela faz. Eu resumo tudo em uma frase: um bom Atendimento tem que entender o negócio do seu cliente para poder atendê-lo. E, na minha opinião, isso vale para qualquer área de atuação.

KV- Que requisitos um profissional de Atendimento precisa para trabalhar especificamente com marketing promocional?
Marcia Woolf - Ter conhecimento técnico sobre Marketing Promocional. Eu, por exemplo, trabalhei em agências da publicidade e propaganda como Atendimento durante 15 anos. Então eu precisava entender sobre mídia, RTVC, produção gráfica etc. Trabalhando com Marketing Promocional eu preciso entender sobre tudo o que esta área da comunicação abrange. O cliente espera isso de você. Que você entenda do que faz para poder atendê-lo e recomendar o que é melhor para ele. Eu sempre ouvi que o Atendimento, seja qual for a área da comunicação em que atue, é um especialista em generalidades. Ou seja, ele tem que entender de tudo um pouco da área de comunicação como um todo para poder atender bem o seu cliente.

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