20 de novembro de 2007

Tudo Que Você Queria Saber

Afinal, o que faz esse pessoal do Atendimento, que, quando a gente procura está no Cliente, e, quando o Cliente precisa, está passeando pela Agência? Assim começa o capítulo dedicado à função de Atendimento no livro Tudo Que Você Queria Saber Sobre Propaganda e Ninguém Teve Paciência Para Explicar. O livro foi escrito em 1985 por reconhecidos profissionais de propaganda e é recomendado até hoje. Os capítulos são divididos por áreas de atuação, como: Planejamento, Pesquisa, Mídia, Criação, Promoção e, claro, Atendimento. E é justamente o capítulo sobre Atendimento, escrito por Walter Longo - atualmente, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm -, que eu gostaria de recomendar àqueles que realmente querem compreender o que fazemos, como fazemos e por que fazemos.

Só para você ter uma idéia de como é amplo o que se discute no capítulo, os tópicos abordados são:

- Atendimento: uma visão retrospectiva : O tirador de pedido /A agência no cliente e o cliente na agência/ Tráfego de terno e gravata/ A agência na agência e o cliente no cliente

- Necessidade reconhecida ou seu dinheiro de volta

- Agir como agência, pensar como cliente

- Doers, thinkers e follow-uppers

- Funções em atendimento: Diretor de Atendimento/ Supervisor de Atendimento/ Contato

- Como a agência vê o Atendimento

- Como o cliente vê o Atendimento

- As miopias mais comuns no Atendimento: A tendência de ignorar crises /A dificuldade do briefing político/Estar à disposição não significa estar disponível/A confusão entre função e estilo

- O fim das fábricas de anúncios

Para uma "degustação", pincei algumas frases que resumem as características da função:

Criatividade não é algo circunscrito à criação. Muito pelo contrário. Ela tem que permear todas as atividades de uma Agência de Propaganda, e cabe ao Atendimento liderar esse jogo dando o pontapé inicial.

Nenhuma verba é grande ou pequena, os problemas é que o são. E cabe ao profissional de Atendimento liderar e motivar Agência e Cliente na tentaiva de resolvê-los.

É sempre interessante verificar que, quando saem das escolas de comunicação, quase todos querem fazer criação, mas quando voltam para a escola, quase todos são profissionais de Atendimento. Com seu conhecimento e sua capacidade postos à prova diariamente em contato com os Clientes, o homem de Atendimento é, dentro da Agência, aquele que sente maior necessidade de reciclagem técnica e aprimoramento profissional constantes.

Uma dica final: o livro custa R$71,00. Mas se você quer adquiri-lo por um preço mais em conta, que tal comprar um usado? No portal Estante Virtual você certamente vai encontrá-lo. Boa leitura!

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